Av. Cassiano Ricardo, 601- Aquárius - SJC, SP
(12) 3204-7567/(11) 94393-0393
contato@lubvap.com.br

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ÓLEO LUBRIFICANTE MINERAL, SINTÉTICO E SEMISSINTÉTICO?

O Rei das Graxas é o blog da Lubvap, uma empresa especializada em distribuição rápida e soluções em lubrificação de alta performance, que atende todo o Brasil. Trabalhamos com lubrificantes especiais, soluções em limpeza, lubrificadores automáticos e serviços de auxílio técnico.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ÓLEO LUBRIFICANTE MINERAL, SINTÉTICO E SEMISSINTÉTICO?

óleo lubrificante sintético

Uma das primeiras informações que aparece no descritivo dos lubrificantes industriais é se ele é mineral, sintético ou semissintético. Mas você sabe como interpretar essa informação?

Isso é o que vamos te ajudar a entender neste artigo.

ÓLEO LUBRIFICANTE MINERAL

O óleo lubrificante mineral, ou lubrificante comum, é aquele derivado diretamente do petróleo bruto refinado. No processo, são removidos os contaminantes naturais e hidrocarbonetos indesejados. É uma opção de baixo custo.

Ele é mais espesso e flui mais lentamente, o que pode impactar no desempenho das máquinas e equipamentos. A não ser quando a própria recomendação do fabricante seja o óleo mineral, neste caso, devido a compatibilidade, se obtém ótimos resultados com o óleo lubrificante mineral.

Características dos óleos lubrificantes minerais:

  • Baixo custo
  • Podem possuir aditivos para adquirir propriedades específicas, como melhorador de índice de viscosidade
  • Períodos de relubrificação mais curtos, o que aumenta o consumo de óleo
  • Baixas taxas de biodegradação

ÓLEO LUBRIFICANTE SINTÉTICO

Os lubrificantes sintéticos foram originalmente desenvolvidos e usados para aplicações onde os lubrificantes minerais não eram adequados ou onde eram necessárias características especiais.

O óleo lubrificante sintético é também conhecido como lubrificante especial, mas seu uso não é restrito apenas às aplicações especiais, sendo muito útil em qualquer aplicação onde se necessite de confiabilidade, maior vida útil do óleo, menor consumo de energia, segurança, biodegradabilidade e outros.

O óleo lubrificante sintético é produzido por meio de um processo de síntese química. Eles são refinados, destilados e suas moléculas quebradas e reconstituídas em uma estrutura uniforme com propriedades previsíveis. No laboratório, o óleo lubrificante sintético pode ser tudo que o químico precisa que ele seja.

Para entender como são as moléculas do lubrificante, imagine a seguinte cena: dois jarros, um cheio de pedras e outro cheio de bolinhas de gude. Qual é mais fácil deslizar a mão? O jarro de pedras é o lubrificante mineral e o de bolinhas de gude é o lubrificante sintético.

O processo de produção do lubrificante sintético é muito mais sofisticado e complexo que do óleo lubrificante mineral, o que faz com que tenha um custo mais elevado. O preço é obtido com a soma dos custos das matérias-primas mais os custos das etapas individuais de síntese.

Não deixe o preço ser empecilho, pois existem muitas vantagens do uso do lubrificante sintético sobre o mineral, um deles é a versatilidade: um único óleo lubrificante sintético consegue anteder diferentes condições de operação, o que significa redução da complexidade do estoque, economia na mão de obra e tempo de manutenção.

Algumas características dos óleos lubrificantes sintéticos são:

  • Contém menos impurezas que os óleos lubrificantes minerais;
  • Consistência molecular superior;
  • Alto desempenho;
  • Maior eficiência operacional e economia potencial da planta;
  • Maior resistência à oxidação, refletindo em intervalos de troca mais longos;
  • Menor formação de depósitos;
  • Maior vida útil das peças;
  • Viscosidade estável mesmo em altas temperaturas;
  • Eficiência energética;
  • Menor coeficiente de tração nos corpos rolantes;
  • Faixa de temperatura mais ampla;
  • Em baixas temperaturas oferece melhor fluidez e reduz risco de cristalização do óleo;
  • Excelente em altas temperaturas, oferecendo uma temperatura cerca de 37°C maior que o lubrificante mineral.

ÓLEO LUBRIFICANTE SEMISSINTÉTICO

O óleo lubrificante semissintético usa uma mistura do óleo lubrificante mineral com cerca de 30% de base sintética, que lhe garante uma maior qualidade. Essa qualidade não é tão alta quanto do óleo lubrificante totalmente sintético, mais é maior que do lubrificante mineral.

Características dos óleos lubrificantes semissintéticos:

  • O componente sintético melhora o índice de viscosidade sem a necessidade de aditivos;
  • Maior estabilidade térmica que em relação ao óleo lubrificante mineral, o que significa uma degradação mais lenta e menos risco de ataque ácido.

ENTRE OS TRÊS, QUAL ESCOLHER?

Na hora de escolher qual é o óleo lubrificante ideal para sua necessidade, verifique primeiro as recomendações do fabricante.

Entre o óleo lubrificante sintético e o mineral, o sintético é comprovadamente mais eficiente que o óleo lubrificante mineral.

Não se intimide pelo maior custo do lubrificante sintético, pois o retorno obtido é potencialmente enorme devido à sua vida útil mais longa e as vantagens que proporcionam.

O barato pode muitas vezes sair mais caro.

COMO FAZER A TROCA DO LUBRIFICANTE MINERAL PARA O SINTÉTICO

A troca do óleo lubrificante mineral para o sintético deve ser feita com cautela: é preciso primeiro certificar-se de que o novo óleo lubrificante é compatível com o antigo. Se não for, é preciso fazer um trabalho completo de lavagem do óleo antigo antes de colocar o novo.

Um pequeno trabalho para uma economia significativa.

A Lubvap está aqui para te ajudar, então, se ainda tiver dúvida, entre em contato que te ajudamos a escolher o melhor óleo lubrificante para seus equipamentos e fazer a transição do óleo mineral para o sintético se for necessário.

Lubvap Academy

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre lubrificantes industriais? Acompanhe este blog e nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos ou acesse o canal Lubvap Academy no Youtube.Conhece alguém que se interessa por este tema? Compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *